10/03/2017

História da tattoo parte 1

Por Matheus Moreira

Difícil mesmo hoje é conhecer alguém que não tenha uma ou que nunca tenha pensado em fazer. Mas o que é tatuagem? A tatuagem, uma das formas de modificação corporal mais conhecidas do mundo é uma arte permanente feita na pele, a partir da introdução de pigmento por agulhas, mas isso agora, como foi o inicio?

Achados arqueológicos comprovam a existência do que seriam as primeiras tatuagens: múmias de mulheres apresentavam inscrições e traços na região do abdome que teriam ligação com rituais de fertilidade. Isso entre o século 2160 a.C e 1994 a.C!
(Autor desconhecido, disponível em: google.com)

A tatuagem hoje usada como manifestação artística ou até de rebeldia, já foi usada por imperadores romanos determinando que para evitar serem confundidos com súditos mais afortunados, os prisioneiros e escravos seriam tatuados. No século XVIII, França, criminosos ganhavam uma pintura na pele ou até mesmo uma marca com ferro quente, registrando o crime cometido. Em 787 através de um decreto papal, Adriano I proibiu as pessoas de se tatuarem sob a alegação de ser coisa do demônio.




A palavra Tattoo, como conhecemos, tem origem no som feito durante a execução da tatuagem, quando se utilizavam espinhas de peixes ou ossos de passarinhos e um martelo para inserir a tinta que na época era feita a base de carvão e/ou ferrugem. James Cook, navegador inglês, notou essas tradições em uma expedição a Polinésia, na língua local chamavam de tatau, que significa desenho na pele.
(James Cook, portrait by Sir Nathaniel Dance-Hollandc. 1775National Maritime MuseumGreenwich)
Então pessoal, aguardem a parte II desse texto sobre a história da tatuagem onde vamos falar sobre sua difusão pelo mundo, origem da maquina e chegada no Brasil. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo